Excertos da tradução de José Khoury e Angelina Bierrenbach Khoury, IBF, 1958
SEXTO DISCURSO PRELIMINAR — TRATANDO DOS HOMENS QUE, SEJA POR DISPOSIÇÃO INATA, SEJA POR TREINO OU DISCIPLINA, CHEGAM A PERCEBER O MUNDO INVISÍVEL; COM OBSERVAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A NATUREZA DA REVELAÇÃO
Ibn Khaldun Profetismo - O PROFETISMO (cont.)
A alma humana, tal como acabamos de descrever, é invisível aos sentidos mas suas influências evidenciam-se no corpo. Pode-se dizer que o corpo e suas partes, combinadas ou isoladas, são instrumentos postos a serviço da alma e de suas faculdades . Como partes ativas (ou operantes) pode-se indicar a mão que serve para apanhar, os pés para andar, a língua para falar, e o corpo operando movimento geral por esforços alternados. Do mesmo modo que as faculdades da alma perceptiva estão dispostas numa ordem regular elevando-se até à faculdade superior, isto é, a alma racional , chamada também "falante" ou Nática [1], assim também as faculdades (do sentido exterior) que informam os órgãos corporais da vista, da audição, etc, elevam-se até ao nível do Senso Interior [2].
A primeira destas faculdades apreensivas internas é a sensibilidade que percebe as impressões recebidas pela vista, ouvido, tato , etc. Estas percepções chegam-lhe simultaneamente, sem produzirem qualquer confusão, o que a distingue completamente dos sentidos externos. Ela transmite estas impressões à imaginação , faculdade que produz na alma com exatidão a forma dos objetos percebidos pelos sentidos, forma desprovida da matéria extrínseca. O instrumento que serve para as operações destas duas faculdades é o ventrículo do cérebro que ocupa a parte frontal da cabeça; localiza-se na parte anterior a sensação e, na parte posterior, a imaginação. A imaginação eleva-se depois até ao nível da faculdade estimativa e ao nível da faculdade memorativa (ou retentiva). A estimativa serve para perceber as espécies imateriais que não necessitam de um corpo para existir e que por acidente (per accidens) podem encontrar-se num corpo [3]. Assim, ela percebe, por exemplo, a hostilidade de Zaid, a franqueza de Amr , a ternura do pai , a voracidade do lobo. A faculdade memorativa ou retentiva retém e guarda, como num depósito, todas as percepções materiais e imateriais para quando precisar. O instrumento que serve estas duas faculdades situa-se no ventrículo posterior do cérebro, servindo a parte posterior a estimativa e a parte anterior a retentiva ou memória. Todas essas faculdades elevam-se em seguida, ao nível da faculdade refletiva, a qual tem por instrumento o ventrículo central do cérebro. Da faculdade refletiva parte o movimento para a meditação e a tendência da alma para se tornar intelecto puro. Esta situação deixa a alma numa agitação contínua, procurada por ela por inclinação própria, com o fim de libertar-se da força que a retém ao mundo sensível e evadir-se da disposição que a liga à natureza humana. Sua aspiração é tornar-se de fato uma inteligência pura, para se assimilar à Companhia sublime espiritual, e se colocar na hierarquia inferior dos seres espirituais, por meio da faculdade de adquirir percepções sem o intermédio dos instrumentos corporais. Esta é a meta de todos seus movimentos e o objeto de todos seus desejos. Uma vez despida da natureza humana que a encobria, passa ela, mediante a espiritualidade, à Esfera superior, que é a Esfera dos anjos . Alcança esta esfera, não por causa de algum direito, mas porque Deus , ao criá-la, lhe deu a tendência natural para chegar a esta Esfera.