Página inicial > Medievo - Renascença > Fludd Universo

Fludd Universo

terça-feira 29 de março de 2022

Simbolismo
Joscelyn Godwin  
Excertos de "Robert Fludd  : Hermetic Philosopher and Surveyor of 2 Worlds"

Universo Ptolomaico

Da infinita luz de Deus, uma espiral desce para as profundezas da matéria. O Absoluto cria pela limitação de sua própria infinidade, em um ato descrito pela legenda: "A unidade simples; o princípio; o ponto de partida; a fonte de essências; o primeiro ato; o Ser dos seres; a Natureza produzindo a natureza".

Primeiro vem a Mente Mundial ou Cósmica (Mens), abre por um lado para o Absoluto: por outro entrando o vortex de constrição que é a criação. A primeira las letras hebraicas, Alef, marca este princípio dos princípios, do qual as outras 21 hipóstases emanam em um esquema triplo.

As viradas da espiral marcam 2-10 são as nove ordens de anjos: Serafim, Querubim, Domínios, Tronos, Poderes, Principalidades, (Virtudes, Arcanjos e Anjos. Estes habitam reinos metafísicos, incorpóreos. Com 11, o céu das estrelas fixas, alcançamos a esfera do zodíaco que abarca os sete planetas caldaicos (12-18): Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Luz. A terceira divisão é a região sublunar onde tudo é composto dos Quatro Elementos (19-22): fogo, ar, água e terra. Os arquétipos ou inteligências que presidem sobre cada uma das vinte duas esferas são representados ambos pelas letras hebraicas e pelas cabeças aladas.