Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Taittirya Upanixade / Taittirya Upanishad

Taittirya Upanixade / Taittirya Upanishad

  

O Taittirya Upanixade   tem um aspecto muito curioso — a divisão do Universo em grupos de cinco, chamados as ‘grandes combinações’ que se referem ao mundo, aos astros, ao entendimento, à descendência e ao próprio homem.

Quanto ao mundo, a terra é considerado como o primeiro elemento, e o firmamento o último, o espaço é tido como o elemento de ligação e o vento é o operante dessa ligação.

Quanto aos astros, o fogo é tido como o primeiro elemento, e o ‘sol o último, a água é tida como o elemento de ligação e o relâmpago o operante da ligação.

Quanto ao entendimento, o mestre é o primeiro elemento e o discípulo o último, o entendimento é tido como o elemento de ligação e o ensino é o operante da ligação.

Quanto à descendência, a mãe é o primeiro elemento e o pai o último, enquanto o filho é o elemento de ligação e a procriação o operante da ligação.

Quanto ao próprio homem, o maxilar superior é o primeiro elemento, e o inferior o último, a fala é tida como o elemento de ligação e a língua é o operante da ligação (23).

É ainda neste Upanixade que se encontram algumas curiosíssimas afirmações sobre a comida e o seu elogio. [Retirado da tese de doutorado de Selma de Vieira Velho, A Influência da Mitologia Hindu na Literatura Portuguesa dos Séculos XVI e XVII.]