Página inicial > Antiguidade > Nothomb Relato dos Seis Dias

Nothomb Relato dos Seis Dias

domingo 24 de julho de 2022

    

Segundo Paul Nothomb  , se baseando em Gerhardt von Rad, para se fazer a exegese   do Gênesis I, é preciso estar claro sobre um ponto: este primeiro capítulo da Bíblia  , que na verdade é cronologicamente posterior   ao segundo capítulo, e inclusive dito da «escola elohista», é um ensinamento sacerdotal. Ele contém sob forma concentrada a essência   de um saber dos sacerdotes  . Não foi «escrito» um dia, mas é uma doutrina   que se enriqueceu muito lentamente, com circunspecção no curso de um crescimento secular. Não há aí nada que se sinta um «mais ou menos»; tudo é meditado, sopesado, e deve ser acolhido com precisão. Na verdade, a exegese deveria analisar esta doutrina condensada e propriamente esotérica em todos seus detalhes, frase por frase, até palavra por palavra.

O Relato dos Seis Dias (Gen 1,1 até Gen 2,3) cuja redação antecede cronologicamente o Segundo Relato, Gen 2,4 a Gen 3,24, teria sido escrito por volta do século X antes de nossa era. O Relato dos Seis Dias parece se apresentar como «evolucionista», sob a ordem   de um «Deus   cósmico  » (cujo nome Elohim   é um plural de intensidade, significando algo como a energia divina). A abertura deste relato e, portanto, da Bíblia é a expressão   traduzida comumente por «No princípio», Bereshith. Expressão chave para seu estudo posto que aponta, segundo Paul Nothomb para o sentido do que vai ser relatado, qual seja a criação da Realidade na cabeça   do Homem  . Este sentido, inovador, é que será desvelado passo a passo no exame   de cada versículo, seguindo a exegese de Nothomb. Apelamos também para outras interpretações mesmo que apresentem discordâncias, pois este confronto   de análise só pode ser salutar na difícil interpretação do Gênesis.

GÊNESIS: I,1; I,2; I,3; I,4; I,5; I,7; I,8; I,9; I,10; I,11; I,12; I,13; I,14; I,15; I,16; I,17; I,18; I,19; I,20; I,21; I,22; I,23; I,24; I,25; I,26; I,27; I,28; I,29; I,30; I,31; 2,1; 2,2; 2,3

DIAS: Primeiro; Segundo; Terceiro; Sexto; Sétimo