Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Orbe / Antonio Orbe
Orbe / Antonio Orbe
Antonio Orbe (1917-2003)
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Segundo Antonio Orbe, na Introdução de seu clássico
Cristología Gnóstica em
dois volumes, a cristologia dos escritores eclesiásticos foi bem estudada (
por exemplo), mas a dos gnósticos heterodoxos do século II e III, nem bem, nem mal; simplesmente não foi estudada.
Entre os autores cristãos do século II não há como separar a cristologia da soteriologia. A cristologia abarca os dois campos: na pessoa do Filho de Deus tudo se orienta à saúde (salvação) do homem ; as perfeições divinas do Filho, por sua vez, devem ser analisadas para entender sua missão salvífica; e, de fato, com maior intensidade que entre os eclesiásticos, o salvífico chega entre os sectários às fronteiras da Trindade e da Sofiologia .
Nesta seção, nos guiaremos pelos escritos de Antonio Orbe, em particular sua Cristología Gnóstica. Orbe, falecido aos 86 anos, foi sacerdote e jesuíta palentino, professor de Eclesiologia durante décadas na Pontificia Universidad gregoriana de Roma, mestre de numerosos teólogos atuais.
Antonio Orbe foi um dos mais conceituados estudiosos do gnosticismo dentro da Igreja Católica, tendo se notabilizado por seus “Estudos Valentinianos”, hoje em dia difíceis de se encontrar. Suas obras servem de referência a todos aqueles que desejam se aprofundar de modo sério na tradição dos gnósticos e da própria tradição cristã dos primeiros séculos do cristianismo.
Recomendo estes clássicos de sua pesquisa da gnose cristã, alguns resumidos neste site:
Nas páginas relativas a estas obras citadas acima pretendemos resumir seu pensamento , reconhecendo, no entanto, que a densidade de seus escritos requer uma leitura direta de seus livros.
Matérias
-
Stromata Gnósticos
29 de março de 2022
Clemente de Alexandria - Stromata IV-V, Fuentes Patrísticas 15, - Martírio cristiano e investigación sobre Dios, edición bilingüe, introdução, tradução e notas por Marcelo Merino Rodríguez, Editorial Ciudad Nueva, Madrid, Espanha, 2003, 633 p., ISBN 84-9715-035-X
Contribuição e tradução de Antonio Carneiro das páginas 177 até 185, Capítulo XIII - 89,1-6 — 94, 1-4
89 - 1. Em verdade, também sobre estas coisas seria prolixo o discurso, que se reserva para tratar quando se apresente a ocasião. 2. Não obstante, (...)
-
Orbe (PESI1:111-116) – Clemente sobre a parábola do bom samaritano
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
El buen samaritano encomienda al mesonero el cuidado del malherido. El Salvador encarga a los ángeles y principados y potestades sirvan a los hombres.
«Dice (el Salvador) que segundo en orden, y en nada menor que este (de amar a Dios), es aquel (mandamiento (Mt 22,39; Lc 10,27; Me 12,31; Lev 19,18: ‘Amarás a tu prójimo como a ti mismo’. Luego a Dios (le amarás) sobre ti mismo. Al preguntarle aquel que dialogaba (con El) (Lc 10,29): ‘¿Quién es mi prójimo?’, no le definió como los judíos: El (...)
-
Casa sobre rocha (Mt 7:24-27; Lc 6:47-49)
21 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
A parábola em Mateus apresenta dois passos do homem prudente: escuta do *logos e fazimento (*poiein). Em Lucas, ela apresenta três passos: vir, escutar e fazer. Estes passos, dois ou três, tornam este homem semelhante àquele que edifica sua morada sobre algo sólido, firme, inabalável, a rocha. Não dar estes passos é construir sobre areia ou terra, a ilusão de firmeza, que só a rocha detém.
As questões se apresentam: o que são estes passos em relação ao logos: vir? escutar? fazer?. Como não estamos (...)
-
Stephen Pfohl: O Delírio Cibernético de Norbert Wiener
26 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
Professor responsável: Francisco Rüdiger.
-
Calvário
28 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Morte e negação são uma mesma coisa no caminho religioso embora se mostrem em esferas distintas, é o que há que entender. [Roberto Pla]
Roberto Pla
Morte e negação são uma mesma coisa no caminho religioso embora se mostrem em esferas distintas, é o que há que entender.
No mistério cristão a morte de Jesus, o Cristo manifesto elevado na cruz, foi a semente semeada na orbe cristã para iluminação de todos. Em seguida dessa fonte sagrada, o ato da morte, a entrega do sangue, a resignação da dor, a doação (...)
-
Cristologia Morte
29 de março de 2022
Calvário - A MORTE 1. Eficácia contra o Thanatos 2. Executores da morte a) O diabo b) O demiurgo ou seus arcontes 3. Morte e engano a) A morte devoradora b) A fraude 4. Conclusão A pesar de algún testimonio adverso de Orígenes, ningún hereje negó la muerte de Cristo. Ni los docetas llegaron hasta ahí.
En cambio, muchos, singularmente gnósticos, de acuerdo con el esquema platónico (el universo repartido en dos grandes reinos: el de la plenitud o verdad, el de la penuria o imagen), negaron a (...)
-
Cristologia Só o Filho pode salvar
29 de março de 2022
Capítulo 3.— Só o Filho pode salvar o homem Há temas muito bem estudados na atmosfera do século II. Outros apenas se esboçam entre os críticos da gnose heterodoxa. Eis aqui um destes: era mister a humanização do Filho para a salvação do homem, ou bastaria a enanthropesis de algum anjo (arconte) ou pessoa inferior ao Logos?
O ponto deve ter merecido consideração aos partidários da cristologia angélica (Engelchristologie). Mas não vejo que o tenham estudado entre os gnósticos, nem orientado a investigação (...)
-
Ortega y Gasset: ENSIMESMAMENTO E ALTERAÇÃO
23 de março de 2022
O texto desta lição, na sua maior parte, corresponde à primeira das ministradas em Buenos Aires, em 1939, que foi publicada no livro ENSIMESMAMENTO E ALTERAÇÃO. MEDITAÇÃO DA TÉCNICA. Espasa-Calpe Argentino, Buenos Aires, 1939.
1. ENSIMESMAMENTO E ALTERAÇÃO
[O texto desta lição, na sua maior parte, corresponde à primeira das ministradas em Buenos Aires, em 1939, que foi publicada no livro ENSIMESMAMENTO E ALTERAÇÃO. MEDITAÇÃO DA TÉCNICA. Espasa-Calpe Argentino, Buenos Aires, 1939.]
Trata-se do (...)
-
Gnosticismo Ovelha Perdida
29 de março de 2022
Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 107; Evangelho de Tomé - Logion 93
Mas quem são essas ovelhas perdidas que a Jesus preocupa? Mateus dá alguma informação sobre elas e convém revisá-la, pois Jesus se refere à ovelha perdida “entre cem”, e explica o satisfação pela ovelha “encontrada”, pois não é vontade do Pai celestial que se perca um destes “pequeninos”.
Que as ovelhas são os "elakistos - pequeninos", resulta evidente segundo o texto de Mateus. Os "elakistos - pequeninos" são, segundo isto, uma (...)
-
Breton: Norbert Wiener e a emergência de uma nova utopia
26 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
Professor responsável: Francisco Rüdiger.
-
Cristologia Abandono
29 de março de 2022
O ABANDONO DE JESUS 1. Solução mítica: Basilides e o 2. Logos de Set a) Postura ereta b) O sorriso 2. «Acta Johannis» e «Apocalypsis Petri» 3. Sístole do Espírito 4. Aplicações cristológicas 5. Ausência do Espírito 6. Exegese de Mt 27,46 7. Conclusão El punto se presta a estudio, al margen de los problemas fuertes de la Paixão - pasión. En sí, no parece difícil ni de arduas complicaciones. El abandono de Jesús se agudiza singularmente en el Getsemani - huerto y en la cruz.
Hay varios modos de (...)
-
Orbe (ASI:8-13) – Duas Criações segundo Irineu
6 de novembro de 2022, por Cardoso de Castro
Aparte a série de anthropos (primus, secundus, tertius) que forma os três grandes anéis da estrita teologia (Irineu de Lião I, 30), os gnósticos sentiam-se livres para multiplicar “homens” entre os arcontes dos céus planetários, outorgando ao termo anthropos um alcance vasto e equívoco.
Entre gnósticos, o anthropos adquire uma dimensão divina, prévia ao aparecimento do mundo sensível.
Aparte a série de anthropos (primus, secundus, tertius) que forma os três grandes anéis da estrita teologia (Irineu de (...)
-
Naassenos Cristo Preexistente
29 de março de 2022
Gnosticismo Antonio Orbe Excertos de Cristologia Gnostica - CRISTOLOGIA GNÓSTICA
Hay familias que exaltan el hecho reduciéndolo a lo más elemental. Así, los peratas y setianos de Hipólito y, en general, los que se desentienden de la teología del mediador e insisten en su intervención — como vehículo de los gérmenes divinos — sobre el mundo sensible. Su esquema es: ageneton - Ingénito — autogenes (= Cristo) — genneton - génito. La preexistencia se supone. Los componentes físicos del autogenes también. (...)
-
Rico e Lazaro
28 de março de 2022
Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e (...)
-
Orbe (ASI:53-57) – Origem do Corpo em Valentino
24 de outubro de 2022, por Cardoso de Castro
¿De dónde procede el cuerpo carnal? Los valentinianos y, en general, los gnósticos hubieron de responder a una. La carne hizo su aparición a raíz del pecado (en Gen 3,21).
Los discípulos de Valentín merecen estudio aparte. A primera vista se acercan más que otros al vocabulario de la Magna Iglesia y a la exégesis habitual del texto sacro. Los datos proceden en su mayoría de los heresiólogos, pero ofrecen absolutas garantías.
Sobre la índole del plasma de Adán hay dos lugares paralelos de singular (...)
-
Fludd : DU PRINCIPE INTERIEUR DE L’ASTROLOGIE TERRESTRE OU GEOMANCIE
8 de dezembro de 2008, por Cardoso de Castro
Étude du macrocosme / Robert Fludd ; annotée et trad. pour la première fois par Pierre Piobb...
Dans l’avant-dernière année de la vie et du règne d’Elisabeth, la glorieuse et à jamais célèbre reine d’Angleterre, la rigueur de l’hiver, qui ensevelissait le Mont Saint-Bernard sous une épaisse couche de neige et obstruait complètement la route de l’Italie, m’obligea à séjourner dans la ville d’Avignon pendant tout ce temps hivernal. C’est là que, reçu dans la maison d’un certain Capitaine avec beaucoup (...)
-
Zubiri (SE:3-6) – essência e substância
29 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
ZUBIRI, Xavier. Sobre la esencia. Madrid: Alianza Editorial, 1985, p. 3-6
tradução
Essência é o título de um dos temas centrais de toda metafísica. A palavra latina essentia é um termo culto; é o abstrato de um suposto particípio presente essens (esente) do verbo esse (ser). Morfologicamente, então, é o homólogo exato do grego ousia, que por sua vez (ou pelo menos era assim percebido pelos gregos) um abstrato do particípio feminino atual ousa do verbo einai (ser). Essa homologia pode nos levar a (...)
-
Clemente Trabalhadores Vinha
29 de março de 2022
Gnosticismo Antonio Orbe Parábolas Evangélicas em São Irineu
Clemente Al. se orienta, como Tertuliano, hacia el premio, no hacia el trabajo. Para la tradición griega de mejor ley no hay verdadera disciplina filosófica aparte la oral. «Mas el que habla mediante memorias, se santifica ante Dios proclamando estas cosas por escrito, sin ánimo de lucro ni por vanagloria, sin dejarse prevenir del impulso, ni esclavizar del temor ni excitar del placer, sólo gozando de la Salvação - salud de sus lectores (...)
-
Despertar Morrer Renascer (Jo 12,24-26)
21 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. [Jo 12,24-26]
Mestre Eckhart: SERMÃO LVIII
Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 98
René Guénon
Desde que uno se coloca en el punto de vista (...)
-
Nascido Cego
28 de março de 2022
EVANGELHO DE JESUS: Jo 9
Cristologia Tomas de Aquino: Catena aurea Gnosticismo Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 34
Antonio Orbe: Parábolas Evangélicas em São Irineu Deus plasmou a Adão por inteiro, do barro da terra, e formou os olhos do cego de nascimento fazendo barro com sua saliva.O Verbo único do Pai modelou o corpo de Adão e curou os olhos do cego. A Ele, não a outro, toca a dispensação da saúde humana. Mão do Pai, segue plasmando-nos no ventre materno escondidamente, como plasmou a (...)